No dia 02 de agosto a família franciscana celebra com alegria a Solenidade de Santa Maria, Rainha dos Anjos e a Indulgência Plenária do Perdão de Assis.
Igreja da Porciúncula Assis - Itália |
A devoção à Virgem Maria, com este título de Rainha dos Anjos, se dá pela particular devoção da pequena ermida, da Porciúncula (Assis – Itália).
A história da concessão da indulgência é a seguinte: estando São Francisco, uma noite em oração, abrasado no zelo da salvação das almas, conheceu, por uma luz superior, que Jesus e Maria estavam na Capela. Corre então para lá e, apenas entra, dá com os olhos em Jesus e Maria, no meio de uma grande multidão de anjos. A Mãe de Deus dirige-se logo a ele, animando-o a pedir alguma graça.
O seráfico Patriarca, que dava mais importância ao bem espiritual do que ao material, pede então uma indulgência plenária, isto é, a remissão de todos os pecados para aqueles que, arrependidos e confessados, visitassem aquela capela, dedicada à Rainha dos Anjos.
Acedeu graciosamente o Senhor, e, mandando-lhe que a fosse pedir ao Papa, seu Vigário na terra, e a visão desapareceu.
Cheio de contentamento foi o Santo procurar o Papa, que era Honório III.
Admirou-se sobremaneira o Pontífice, ouvindo a narração da maravilhosa visão que tivera São Francisco; todavia, iluminado por Deus, prestou-lhe fé, e não obstante ser o pedido desacostumado e amplíssimo, concedeu a pedida indulgência, escolhendo o Pontífice o dia 2 de Agosto para se fazer jus a tão singular privilégio. A bula da concessão foi expedida em 1223.
Esta graça foi confirmada e ampliada por muitos sumos Pontífices aos santuários da família franciscana, devendo o fiel estar devidamente preparado e rezar nas intenções do Sumo Pontífice, desde as 18 horas do dia anterior e por todo o dia 02 de agosto.
A Ordem III de São Francisco de Assis de Ouro Preto festejará, com júbilo, essa data. No dia 02 de agosto, às 19 horas, será celebrada uma Missa Solene e logo em seguida, a imagem de Nossa Senhora dos Anjos será coroada pelas crianças de Santa Rita de Ouro Preto.
Forro da Nave da Igreja de São Francisco de Assis Ouro Preto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário