sábado, 4 de agosto de 2012

A Origem do culto a Nossa Senhora do Pilar


O culto a Nossa Senhora do Pilar é originário da Es­panha, remontando aos primórdios do Cristianismo. Se­gundo a tradição, São Tiago Maior, incumbido de pre­gar a palavra de Deus em terras ibéricas, foi abençoa­do pela Virgem Maria antes de partir.

Certa noi­te, Nossa Senhora apareceu ao Apóstolo sobre um pi­lar de mármore, em meio a um coro de anjos, e indicou lhe o local para construção de uma igreja, em cujo altar deveria ser colocado aquele pilar, que hoje ainda se en­contra na basílica da cidade de Saragoça. 

Extraordinariamente difundida na Espanha, a invo­cação a Nossa Senhora do Pilar nunca foi muito popular em Portugal. Todavia, durante o período da União Ibérica (1580-1640), apareceram no Brasil várias invo­cações marianas de origem espanhola - entre elas a de Nossa Senhora do Pilar; que foram gradativamente penetrando no interior brasileiro, através de imagens transportadas nos oratórios das expedições exploratórias. 


Imagem Primitiva de Nossa Senhora do Pilar
                                  
Esta imagem constitui-se na precursora das representações de Nossa Senhora do Pilar, em Minas Gerais, tendo chegado à região provavelmente na ban­deira de Bartolomeu Bueno. Para abrigá-la, levantou-se uma pequena ermida, posteriormente substituída pela atual Matriz de Nossa Senhora do Pilar, inaugurada em 1733. Furtada em 1938, a imagem foi encontrada por Monsenhor João Castilho Barbosa e Washington Mo­rais de Andrade (SPHAN), no Rio de Janeiro, em 1955.

Nenhum comentário:

Postar um comentário